• Ligue agora e agende sua consulta (11) 98794-9452

Artigos

AURICULOTERAPIA (1)


A auriculoterapia é um sistema independente dentro da acupuntura e a aplicação da mesma não se restringe ao tratamento de enfermidades por pontos auriculares.
Este microsistema também tem-se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias.

 

 

Com base no conceito de microssistemas de acupuntura e sob os mesmos fundamentos da medicina tradicional chinesa que caracterizam a acupuntura, se desenvolveram técnicas explorando as possibilidades terapêuticas de regiões específicas do corpo, como o pavilhão auricular (orelha) e as mãos. Dentre estas, a mais antiga e difundida é a auriculopuntura ou auriculoterapia, já registrada no Neijing (500-300 a.C.)

A forma de microsistema na orelha, pavilhão auditivo, vem corroborada pela embriologia, ou seja, o estudo do desenvolvimento de sistemas ,órgãos e tecidos no corpo humano a partir de folhetos embrionários que confirmam a associação e localização de pontos auriculares e as estruturas anatomicas ou mesmo endócrinas ( glandulas ) do corpo.

Exemplo na figura abaixo com a projeção de um bebe de cabeça para baixo e a consequente localização das partes do organismo.

 


 

Através da auriculoterapia podemos tratar cerca de 200 enfermidades, entre as quais:
Enfermidades de caráter funcional
Enfermidades de caráter neurótico e psicótico : cefaléias, neurastenia, insônia, depressão, ansiedade, sintomas neurológicos, etc.


 

 

Enfermidades de caráter estrutural como: cervicalgias, dores lombares e das pernas, ciatalgias, dismenorréias, dispepsias, ulceras gastricas e duodenais, gastrite, colecistite ( vesicula biliar) , hipertensão arterial, enfermidades do aparelho urinário.

Enfermidades alérgicas (3)
Dependências como o alcoolismo, drogas, tabagismo e outras.
Vale ressaltar que em muitos casos a auriculoterapia sera parceira, coadjuvante no tratamento de enfermidades como as citadas acima.

Pontos da Zona correspondente
São pontos representantes da anatomia corporal dentro do pavilhão auricular, razão pela qual , recebem o nome da zona, articulação, membro ou órgão que representam.

 

 

CONCLUSÃO

A Auriculoterapia é mais uma opção de trabalho conjunto com a Acupuntura no sentido de trazer equilibrio, alivio e, dependendo do estágio da enfermidade, cura.