• Ligue agora e agende sua consulta (11) 98794-9452

Artigos

O meridiano do estômago e o joelho


Paciente A.S.P. , 57 anos, masculino, nos procurou por problemas de dores nos joelho D principalmente referindo ter, provavelmente , artrose inicial (sic).


O tratamento para o joelho (gonalgia) foi iniciado em fevereiro de 2013 no dia 14/02. Na 5a sessão, o paciente nos refere ter feito uma endoscopia indicada devido a dor epigastrica e queimação, com o seguinte resultado:
ENDOSCOPIA - presença de Esofagite leve, Gastrite leve enantematosa e Bulbo Duodenite leve, e a presença da bactéria H. Pilory .


Nessa época ( após as 5 sessões) já referia melhora de 70% das dores no joelho D tendo sido tratado com pontos de diversos meridianos ( Ren Mai, Baço Pâncreas, Intestino Grosso... e Estômago )
A bactéria H Pilory foi tratada com antibióticos e o tratamento feito a base de Omeprazol e dieta.


O tratamento continuou no mês de março com sessões semanais. Após oito sessões, o paciente referia melhora de 90% do quadro de gonalgia (joelho).
No mês de abril terminou o tratamento para o estômago com resíduo da dor e dos sintomas no epigastro, sendo orientado com dieta alimentar.


A partir de abril (4 sessões) iniciamos o tratamento para o estômago com a acupuntura, associado a manutenção do joelho que já estava praticamente assintomático.


Após as sessões de abril, mais duas sessões em maio ( seis, portanto) , um mês e meio após haver terminado o tratamento tradicional com Omeprazol, dieta, etc, foi feita uma nova endoscopia de controle relatando ainda uma pequena gastrite enantematosa com quadro clinico bem menos importante, praticamente assintomático.
Neste momento ainda temos mais duas sessões de acupuntura contemplando os pontos do joelho e do estômago com as duas principais patologias praticamente assintomáticas.


CONCLUSÃO :
O tratamento com acupuntura é um excelente coadjuvante para o tratamento tradicional das epigastralgias ( dores de estômago e trato digestivo).
Na acupuntura a GONALGIA ( joelho) e a EPIGASTRALGIA ( estômago) são alterações que tem relação direta com o Meridiano do estômago conforme gravuras abaixo; ou seja, o meridiano do estômago pode ter pontos de dor e dar indícios de alterações tanto de um problema de articulação dos joelhos como de uma epigastralgia de maior ou menor intensidade.


Assim, pontos como: E36, E21, E34 e E44 podem muito bem ser usados em casos de ambas as patologias com mais ou menos especificidade.


Veja o meridiano do Estomago:

 

Observe no gráfico os pontos E21 ( no abdome) E34, E35, E36 ( próximos ao joelho)

Observe em outra figura a posição do ponto E35 muito usado para patologias do joelho ( chamado " olho do joelho" ) e abaixo dele o ponto E36, ponto importante de imunoestimulação e tonificação, motilidade gástrica .

A Acupuntura tem uma abordagem realmente global ( dita holística, geral, completa) em relação ao indivíduo, suas emoções, suas dores e sua relação entre os meridianos e sua localização anatômica no corpo!