• Ligue agora e agende sua consulta (11) 98794-9452

Artigos

Você tem medo de agulhas?


Na acupuntura, um dos "temores" mais comuns dos pacientes de "primeira" vez é o "medo" das agulhas! Na nossa clinica frequentemente percebemos pessoas que temem esse tipo de tratamento (temor mais observado em homens !?! rs).
O comum é que imaginem que a agulha é grossa e semelhante a uma agulha de injeções...as agulhas são bem finas, não tem ponta em bisel, ou seja, não cortam o tecido, mas são rombas (arredondadas) e somente divulsionam os tecidos, ou seja, afastam os tecidos sem cortár-los. Por isso mesmo é bem raro haver algum tipo de sangramento; eventualmente um pontinho de sangue em pontos que alcancem a derme.

 

Mas, se mesmo assim você "insiste" em ter medo das agulhas, no nosso consultório temos também o uso da eletroacupuntura.

 

A eletroacupuntura é mais uma das terapias que tem como base a Acupuntura e é aplicada por aparelhos elétricos que, conectados às agulhas ou eletrodos, transmitem estímulos aos pontos de acupuntura.
A corrente elétrica que passa pelo corpo através da agulha, produz estímulos elétricos, que substituem as manipulações manuais. Por isso estamos mostrando que pode ser feito o uso de agulhas ou eletrodos ( semelhantes aqueles usados em exames de eletrocardiograma, exame do coração!)

 

Como isso é feito? Os eletrodos são colocados nos mesmo lugares onde estão os pontos importantes dos meridianos que interessam a doença a ser tratada. Claro que pode-se usar agulhas e eletrodos comcomitantes, ou somente usar agulhas também. A diferença está no fato de que, para aqueles não simpáticos a agulhas, mesmo que pequenas, o tratamento pode ser feito sem sensação de dor ou "picada" com a estimulação elétrica. Importante salientar que há situações onde a agulha tem melhor indicação, mas podemos buscar bons resultados também com os eletrodos.

 

Eletrodos conectados a pontos no tendão de Aquiles

 

A estimulação elétrica levará a uma liberação de substâncias chamadas peptideos opiáceos ( endorfinas e dinorfinas, dependendo da estimulação de 2Hz ou 100Hz) que, no Sistema Nervoso Central interagem com os receptores opiáceos na indução de um efeito anti-nociceptivo, ou seja, um estímulo para acalmar ou aliviar as dores do paciente.
O estimulo da eletroacupuntura não causa dor ! Ele é controlado pelo médico no menor nivel possível, respeitando a sensibilidade do paciente!

 

 

Venha fazer uma visita ao nosso consultório e desfrutar do bem estar que a eletroacupuntura pode oferecer para você!