• Ligue agora e agende sua consulta (11) 98794-9452

Artigos

Disfunção Temporomandibular - DTM


A disfunção temporomandibular (DTM) é uma área da odontologia que trata de alterações patológicas da articulação temporomandibular (ATM).

As DTMs ( disfunções temporomandibulares) são modificações patológicas ligadas a articulação temporomandibular ( ATM) que articula o crânio com a mandibula podendo acometer a parte muscular de mastigação, ligamentar e da parte nervosa, na região buco-facial ou cervical.
Suas consequências podem ser as dores de cabeça ou pescoço, ruídos (estalos), zumbidos no ouvido, limitação da abertura bucal, dificuldade na mastigação e desgaste nos dentes.
AS DTMs podem ter várias causas sendo o estresse seu principal fator desencadeante, assim como bruxismo, traumas na cabeça e pescoço, problemas na postura e na oclusão da articulação.


Apresentação de caso :


Paciente Y. M. , 68 anos, sexo feminino, costureira, com história de dor na articulação temporomandibular ( ATM ) esquerda há oito anos, associada a dor de cabeça e de ouvido importante e irradiação da dor para os dentes, arcada superior.
Estalos na região da articulação (ATM), audíveis e com movimentação comprometida visível.
Tentou diversas formas de terapia sem sucesso ou alívio importante.

Foi proposto tratamento com dez sessões de acupuntura no período entre 26/02/13 e 30/04/13. Desde o primeiro retorno após a 1a aplicação, a paciente referia desaparecimento completo da dor intensa interna no ouvido correspondente a DTM, assim como na arcada dentária. Além disso, diminuiu significantemente sua irritabilidade, melhora do sono, e cefaléia que ocorria com certa freqüência nas crises. Ao final das dez sessões foi sugerida a manutenção do equilíbrio energético e orgânico do quadro com sessões com diminuição gradativa da freqüência das mesmas até um nível de manutenção.

 

 

Conclusão

 

A acupuntura no tratamento da DTM ( Disfunção Temporomandibular),  considerando-se o tempo de doença, oito anos, se mostrou altamente positiva tanto na dor interna correspondente ao ouvido do lado acometido, bem como na melhora da qualidade de vida com melhora do sono, diminuição da irritabilidade, e melhora de dores esporádicas no sistema ósteo-articular como lombalgias, gonalgias ( dores nos joelhos ) e outras situações.