• Ligue agora e agende sua consulta (11) 98794-9452

Artigos

Acupuntura e Psoríase


 N.B.B. , 53 anos, feminino, portadora de artrite psoriática há 28 anos.

Psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, multigênica (vários genes envolvidos), com incidência genética em cerca de 30% dos casos. Caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Surge principalmente antes dos 30 e após os 50 anos, mas em 15% dos casos pode aparecer ainda na infância.

Paciente refere tratamento para a psoríase há 28 anos incluindo o Enbrel (Etanercepte ) que são vacinas intradérmicas semanais que necessitam ajuda do governo para adquirí-las, dado seu alto preço.

Refere que na época do inicio da doença, estava em final de gravidez e passava por uma situação familiar muito difícil , ou seja, aspecto emocional altamente afetado.
 
Quando nos procurou, a paciente tinha lesão leve nos cotovelos e joelhos, porém uma grande lesão no dorso e outra próxima a região axilar.
 

Foi feito o tratamento entre outubro de 2011 e fevereiro de 2012 com sessões semanais de acupuntura envolvendo os pontos cardeais em volta da lesão e pontos de reforço para aumento da imunidade, diminuição do estresse e fortalecimento energético. O tratamento com Enbrel se manteve tanto durante como após os meses de acupuntura para a psoríase.

Em fevereiro de 2012 a paciente suspendeu o tratamento por motivos pessoais, mas já nesse momento tínhamos uma remissão importante das lesões referidas ( em torno de 70% ), que a acompanhavam há muitos anos conforme mostram as fotos abaixo.

 

Dois meses após não termos tido mais contato com a paciente, a não ser por telefonemas e conversas, ela nos liga informando que a lesão de tronco principal havia praticamente desaparecido, assim como a lesão subaxilar.

Contato recente com ela ( abril de 2013 ) nos trouxe a confirmação da remissão das lesões referidas, sendo que ainda persiste uma lesão pequena no cotovelo.

CONCLUSÃO

A acupuntura se mostrou eficiente no tratamento coadjuvante da psoriase juntamente ao Enbrel em nossa paciente. Os pontos para fortalecimento da imunidade, Shu Mo Yuan dos principais meridianos envolvidos além dos meridianos curiosos e distintos mostraram-se úteis em reverter um quadro que já se arrastava por 28 anos.