• Ligue agora e agende sua consulta (11) 98794-9452

Artigos

Acupuntura e Gonalgia (Acupuntura e Problema nos Joelhos)


Paciente E F M, 62 anos, sexo feminino,  obesa, portadora de artrose bilateral de joelho .

Fez próteses nos dois joelhos , primeiramente o direito , depois o esquerdo com quadro de dor e restrição dos movimentos de seis anos para cá tendo feito vários tratamentos incluindo infiltrações, fisioterapia e outros.

Fez sua primeira série de 10 sessões de acupuntura entre outubro e dezembro de 2012. Durante esse tratamento teve uma remissão da dor em torno de 50 a 60% .
Animada com a diminuição da dor e melhora do andar, com a volta de movimentos do joelho D que, segundo ela, não podia mais fazê-los, aceitou que fizéssemos uma nova seqüencia de 10 aplicações de acupuntura.

Essa nova seqüencia aconteceu entre começo de janeiro e final de fevereiro de 2013. Ao longo das sessões de acupuntura, a paciente foi apresentando crescente melhora da dor e movimento no joelho D. Vale lembrar que já se falava em nova cirurgia da prótese D caso não houvesse melhora.

Ao final das sessões, ela se dizia sem dor no joelho D e com discreto incomodo no joelho E.

Nossa alegria em ver a melhora incrível e inesperada desse quadro de prótese bilateral de joelhos com remissão completa a D e quase completa a E ( 80 a 90% referido pela paciente).

Seguem abaixo algumas fotos da paciente em questão tratada com pontos de acupuntura locais e a distância.

 


CONCLUSÃO

A acupuntura no tratamento de recuperação em casos de gonalgia ( joelhos ) e próteses cirurgicas, vem trazendo um novo alento para pacientes que muitas vezes por dor, por obesidade, por dificuldade de deambulação para poder cumprir uma série de exercícios, tem dificuldades imensas sem resultados.